Valorização das pessoas e promoção da qualidade de vida fortalecem o desenvolvimento profissional na BRK

Treinamento das lideranças, benefícios e programas de acolhimento contribuem para o orgulho de pertencer na companhia

Em 2020, a BRK realizou a sua primeira de clima organizacional envolvendo os funcionários e funcionárias. Naquele ano, mais de 3,5 mil responderam às questões sobre apercepção que tinham do ambiente de trabalho e a companhia alcançou um índice geral de confiança de 80%.

O patamar elevado de aprovação e satisfação é um dos indicadores considerados pela BRK para balizar sua estratégia de gestão de talentos e fortalecer as ações para a valorização e retenção dos funcionários e funcionárias. O desenvolvimento das pessoas impulsiona a capacidade de inovação, de agregação de conhecimento e de fortalecimento dos valores da cultura corporativa.

As pesquisas indicam que diferentes fatores influenciam a decisão do funcionário ou da funcionária de se desenvolverem e melhorarem em suas performances na companhia:

Engajamento da liderança

O bom relacionamento com os gestores diretos incentiva o alinhamento aos valores culturais e o atingimento das metas individuais. Na BRK, os líderes são capacitados para saberem como incentivar e extrair o melhor de suas equipes por meio da Academia de Líderes. Desde 2020, 750 líderes já participaram do programa.

Outra iniciativa é o Programa de Aceleração da Primeira Liderança, voltado para o treinamento dos líderes que assumiram, pela primeira vez em suas carreiras, cargos com a responsabilidade de liderar outros profissionais. A iniciativa promove o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades para a gestão de pessoas. O projeto foi lançado em 2020, com uma turma de 9 participantes. Em 2021, duas novas turmas foram realizadas, com 14 participantes da sede corporativa e mais 16 profissionais das unidades de negócio.

Remuneração e benefícios

O pacote de remuneração e benefícios também tem grande influência na satisfação dos funcionários. Na BRK, a remuneração total é estabelecida com base em pesquisas salariais e benchmarking setoriais. O Conselho de Administração, assessorado pelo Comitê de Pessoas e Remuneração, estabeleceu como estratégia o posicionamento dos salários e da remuneração variável no quartil superior (p75).

Além do aspecto financeiro, uma série de programas internos são voltados para a promoção da qualidade de vida do bem-estar dos funcionários e funcionárias:

Norma de Trabalho Remoto: orientações e diretrizes para permitir o teletrabalho implementado emergencialmente durante a pandemia de Covid-19, dando maior flexibilidade e qualidade de vida aos funcionários e funcionárias.

Programa Viva Bem: voltado para a qualidade de vida e apoio emocional aos profissionais da BRK. Em 2020, por causa da pandemia, houve a necessidade de estar mais próximo dos funcionários e funcionárias para apoiar a saúde mental e a adaptação ao trabalho remoto. O programa oferece aos profissionais e a seus familiares serviços de consultoria e orientação gratuitas com psicólogos, assistentes sociais, advogados, pedagogos, nutricionistas, profissionais de educação física, veterinários (PET), além de orientação financeira.

Projeto Nascer: iniciativa de acolhimento a funcionárias grávidas e cônjuges, através de assistência direcionada de psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e enfermeiros para orientações gerais e acompanhamento nas etapas de gestação, puerpério e retorno ao trabalho.

Projeto Amparo: iniciativa de acolhimento e proteção aos atendentes comerciais, através de assistência direcionada de psicólogos com orientações e acompanhamento para fortalecer o equilíbrio emocional diante dos desafios do dia a dia, ampliando a percepção dos acontecimentos e desenvolvendo estratégias de proteção.

Sou +BRK: projeto que destaca o orgulho dos funcionários e funcionárias em atuar em uma empresa que valoriza a trajetória e a dedicação de cada profissional. As pessoas que investem na carreira na BRK são reconhecidas pelos anos de dedicação à companhia e protagonizam ações com foco no tempo de serviço prestado.

Taxa de rotatividade

Com as iniciativas adotadas para a valorização e o desenvolvimento das equipes, a BRK tem alcançado taxas de rotatividade em patamares baixos nos últimos anos. A movimentação dos funcionários segue em níveis saudáveis para garantir a renovação dos quadros em conjunto com a preservação dos valores da cultura organizacional da companhia.

Veja também