Muito além do básico: a estratégia da BRK para contribuir com o desenvolvimento das comunidades locais

Companhia garante o apoio a iniciativas sociais por meio de uma estratégia que padroniza a gestão e o acompanhamento dos investimentos

A BRK está presente em mais de 100 municípios do Brasil, nos quais beneficia mais de 16 milhões de pessoas com os serviços de água e esgoto. Mas a companhia tem o propósito de transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico. Isso significa ter uma atuação ainda mais abrangente e participar ativamente do processo de crescimento e desenvolvimento das comunidades locais.

A Estratégia de Sustentabilidade e Atuação Social desenvolvida pela companhia faz parte desse amplo esforço de transformação. Essa plataforma padroniza e dá mais eficiência ao investimento social privado (ISP) realizado em prol das comunidades por meio das unidades de negócio distribuídas pelo Brasil.

A Estratégia é baseada em três programas – Coletivo BRK, Geração BRK e Futuro BRK. Sobre cada um desses programas, a companhia apoia financeiramente diferentes projetos desenvolvidos por organizações sociais. Os recursos utilizados são próprios, oriundos de leis de incentivo ou atendem a condicionantes dos financiamentos levantados para a expansão dos serviços de água e esgoto.

A área de Sustentabilidade acompanha a gestão dos recursos e o monitora os impactos nas comunidades por meio do investimento social privado. A equipe também tem a responsabilidade de promover o engajamento das unidades de negócio e apoiar as definições locais de investimento.

Investimento social privado

Entre 2018 – quando a Estratégia de Sustentabilidade foi lançada – e 2021, a BRK investiu um total de R$ 24 milhões em projetos sociais, entre recursos próprios e incentivados. As iniciativas desenvolvidas impactaram positivamente cerca de 1,2 milhão de pessoas.

O Programa Juntos é um desses projetos apoiados pela BRK. A ação realizada sob a coordenação da ONG Comunitas tem o intuito de estimular a gestão pública por meio da parceria entre a iniciativa privada, o setor público e a sociedade civil. O Programa foi desenvolvido em oito cidades do Tocantins e alcançou resultados significativos com ações de equilíbrio fiscal realizadas junto a prefeituras locais.

Em parceira com a ONG Water.org, a companhia criou um projeto social para a oferta de microcrédito a famílias de baixa renda no Maranhão, Tocantins e Santa Catarina. Os recursos financeiros são destinados para ampliar o acesso à água e ao saneamento, viabilizando ações que transformam a qualidade de vida e a realidade dessas pessoas – combate a vazamentos, compras de caixasd’água, construção e reforma de banheiros, entre outros.

Com recursos próprios, a BRK também é uma das apoiadoras do programa WIL Brasil, idealizado e conduzido pela ONG canadense Waterlution. O projeto promove a formação de jovens lideranças para serem protagonistas na inovação e no empreendedorismo social tendo a qualidade da água e o direito ao saneamento como pilares.

Esses projetos, e outros exemplos, são conduzidos levando em consideração as características e potencialidades de cada localidade. Nesse ponto, a atuação das unidades de negócio para a identificação de oportunidades de investimento social é fundamental para garantir o sucesso da estratégia traçada, promovendo a educação ambiental, a formação de parcerias e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável.

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