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Liderança, protagonismo e alta performance. Os pilares para o desenvolvimento das pessoas na BRK

Companhia possui uma estratégia para a valorização dos funcionários e a criação de oportunidades para desenvolvimento no setor de saneamento.

Existe algo mais importante do que equipamentos, projetos e estruturas para expandir e universalizar o saneamento: as pessoas. Por isso, a estratégia de gestão do capital humano da BRK foi estruturada para acelerar a atração, o desenvolvimento e o crescimento dos funcionários e funcionárias, com foco em dar suporte para o crescimento orgânico e inorgânico da companhia por meio da disponibilização de profissionais altamente capacitados e engajados na cultura organizacional.

A estratégia de recursos humanos da BRK atua com base em 3 pilares fundamentais:

• Capacitação para atrair, desenvolver e reter talentos • Fortalecer o comprometimento e engajamento • Alavancar a performance

Os líderes têm papel de destaque na gestão e crescimento dos negócios. Por isso, a formação e a capacitação desses funcionários é uma prioridade. A Academia de Líderes é a plataforma que promove treinamentos e ações para o desenvolvimento de competências relacionadas à comunicação com a equipe, à inteligência emocional das pessoas e à gestão de pessoas. Desde 2020, aproximadamente 800 líderes já participaram do Programa.

Outra iniciativa é o programa Jornada da Sucessão, voltado para a formação de talentos que têm potencial para ocupar posições de liderança.

Ainda com foco no desenvolvimento de líderes, a BRK implementa o Programa de Aceleração da Primeira Liderança. O projeto identifica a necessidade de apoiar e desenvolver funcionários e funcionárias que assumiram – ou têm potencial de assumir – cargos de liderança pela primeira vez, e desenvolve habilidades desses profissionais na gestão de pessoas.

Todos os anos, por meio do Ciclo de Desempenho, funcionários e funcionárias da BRK recebem uma avaliação do desempenho profissional e estabelecem metas para o próximo período. Nesse processo, são definidos indicadores individuais, realizadas avaliações de competências, apurações de resultados, e feedback com definição do plano de desenvolvimento individual, que dará sustentação aos programas de treinamento e desenvolvimento.

Atração e desenvolvimento de talentos

A BRK acompanha e monitora, por meio de seus processos de gestão ambiental, a geração e a destinação de A contratação de jovens talentos para trabalhar no setor de saneamento é uma estratégia que também está conectada à formação de lideranças de alta performance na companhia.

Nesse sentido, o Programa de Trainees foi lançado para formar líderes especialistas capacitados para ocupar posições críticas do negócio, como os cargos de Diretores de Contrato, os líderes que estão à frente das unidades de negócio da BRK. O Programa de Estágio, por sua vez, abre oportunidades para estudantes iniciarem a sua vivência profissional e se desenvolverem em um ambiente de alta performance e alinhados aos valores corporativos.

Os investimentos em treinamentos e cursos para o desenvolvimento dessas pessoas complementa o movimento para a formação de uma equipe de excelência no setor de saneamento.

• MBA em Saneamento in company: O setor demanda mão de obra qualificada para atender ao dinamismo do segmento e suprir as necessidades de expansão, especialmente após a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Por isso, a BRK lançou, em parceria com a FGV, o primeiro MBA em Saneamento in company.
O projeto tem o objetivo de qualificar, desenvolver e reter profissionais, com 432 horas-aula, divididas em 16 disciplinas virtuais e três presenciais, em módulos de Saneamento e Infraestrutura, Regulação Econômica e Gestão Aplicada.

• Saber BRK: Com foco no desenvolvimento dos funcionários e funcionárias, a companhia criou uma plataforma integrada de conhecimento para consolidação de treinamentos online. São realizadas capacitações em áreas como segurança, comercial e comunicação.

• Bolsas de estudo: A empresa incentiva que seus funcionários e funcionárias estejam sempre buscando novos conhecimentos. Por isso oferece subsídio educacional para cursos técnicos, graduação, pós graduação, mestrado, além de cursos de idiomas.

• Programa Atitude BRK: O projeto é direcionado à operação e tem o intuito de fortalecer a cultura da empresa.
A iniciativa capacita líderes e liderados para um desenvolvimento profissional em conformidade com os valores da BRK.

• Programa de Aceleração de Mulheres Negras: O projeto incentiva a diversidade e está alinhado com o objetivo da empresa em ter mais mulheres negras em cargos de liderança. O Programa realiza workshops online que falam de temas sobre ancestralidade, autoconhecimento e autoestima. Até novembro de 2021, 37 funcionárias negras haviam participado do Programa – 32,5% delas foram promovidas.

Cultura e bem-estar

O engajamento de funcionários e funcionárias com a cultura e os valores da BRK fazem a diferença no desenvolvimento e crescimento dos negócios. Em sua estratégia de gestão de pessoas, além dos treinamentos e capacitações, a companhia possui uma série de programas e iniciativas que promovem a valorização e o cuidado com as pessoas.

• Programa Viva Bem: Iniciativa para auxiliar na qualidade de vida e no apoio emocional a funcionários e funcionárias da BRK e familiares. O Programa oferta serviços de consultoria e orientações gratuitas com psicólogos, assistentes sociais, advogados, pedagogos, entre outras especialidades.

• Projeto Nascer: Acolhimento a funcionárias grávidas e cônjuges de funcionários e/ou funcionárias, por meio de assistência direcionada por profissionais e com o intuito de ajudar em assuntos diversos relacionados à maternidade/paternidade.

• Projeto Amparo: Acolhimento aos atendentes comerciais, por meio de assistência de psicólogos, para fortalecer o equilíbrio emo • cional em razão dos desafios cotidianos.

• Sou + BRK: Projeto que destaca o orgulho dos funcionários e funcionárias em atuar em uma empresa que valoriza a trajetória e a dedicação de cada profissional. As pessoas que investem na carreira na BRK são reconhecidas pelos anos de dedicação à companhia e protagonizam ações com foco no tempo de serviço prestado.

• Política de Ambiente de Trabalho Positivo: Documento que traça diretrizes para uma atuação profissional responsável, aberta e inclusiva. O respeito às pessoas está na base de todo o trabalho que a BRK desenvolve. Por isso, o combate à discriminação de qualquer tipo e a promoção da diversidade são praticados diariamente na companhia.

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