BRK promove ambiente de trabalho livre de discriminação e age para proporcionar igualdade de oportunidades

Companhia adota Política de Ambiente de Trabalho Positivo para manter os espaços profissionais respeitosos e livres de assédio

O respeito às pessoas está na base de todo o trabalho que a BRK desenvolve. Por isso, o combate à discriminação de qualquer tipo e a promoção da diversidade são praticados diariamente na companhia.

O Código de Conduta Ética Profissional e a Política de Ambiente de Trabalho Positivo traçam diretrizes para uma atuação profissional responsável, aberta e inclusiva. E é taxativo: “a Empresa proíbe rigorosamente a Discriminação, a Violência e o Assédio no Ambiente de Trabalho”.

Os documentos são aplicáveis a todos os conselheiros, administradores, diretores, funcionários, estagiários e trabalhadores temporários. A Política foi formulada alinhada a diretrizes internacionais, como a Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), relativa à erradicação de discriminação no emprego, e os princípios 1, 2 e 6 do Pacto Global (iniciativa proposta pela ONU para motivar empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa). A BRK possui também o Código de Conduta Ética para Fornecedores, que visa estabelecer regras que pautam a conduta ética e socioambiental de fornecedores no relacionamento com a BRK, reforçando a nossa tolerância zero a atos de discriminação, proibição de trabalho infantil e trabalho forçado e a erradicação do assédio e do abuso físico e mental no local de trabalho.

O que diz o Pacto Global

1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório –Tema presente na Política de Prevenção e Combate à Escravidão Moderna e ao Tráfico de Pessoas (POL – 011).

5. A abolição efetiva do trabalho infantil – Tema é abordado no Código de Conduta Ética Profissional, Código de Conduta Ética para Fornecedores e na Política de Prevenção e Combate à Escravidão Moderna e ao Tráfico de Pessoas.

6. Eliminar a discriminação no emprego.

7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina – A BRK tem Política Antissuborno e Anticorrupção.

Combate ao assédio

A Política de Ambiente de Trabalho Positivo instrui os funcionários e funcionárias sobre situações e casos práticos de discriminação que podem ocorrer no ambiente de trabalho. O documento aprovado pelo Conselho de Administração exemplifica os tipos de assédio que não são tolerados na companhia – assédio sexual, assédio psicológico e bullying, por exemplo.

O documento também orienta os funcionários e funcionárias que forem vítimas de discriminação ou assédio, ou ainda as pessoas que presenciarem esse tipo de situação, a realizarem denúncias por meio do Canal Confidencial, plataforma do Programa de Compliance totalmente segura para a comunicação de atitudes e comportamentos antiéticos.

Clique aqui para saber mais sobre o Canal Confidencial

Diversidade na BRK

Em conformidade com o “respeito às pessoas”, um dos valores da companhia, foi criado o Programa DiversifiK, com o intuito de promover um ambiente de trabalho mais plural. A iniciativa, estratégica para garantir ampla visibilidade do tema na pauta ESG da empresa, conta com comitê executivo próprio, liderado pela CEO e integrado por diretores e outros líderes. O colegiado acompanha as atividades desenvolvidas por quatro grupos temáticos (Gênero, Raça, LGBTQ+ e PCDs), compostos por dois líderes e seis funcionários da BRK, responsáveis por criar projetos e ações que ampliem a diversidade e a inclusão no time de funcionários e funcionárias. As iniciativas do Programa DiversifiK são realizadas ao longo de todos os anos e acontecem por meio de canais e plataformas diversas de comunicação.

Veja também