BRK disponibiliza Canal Confidencial para denúncias de descumprimento às normas da empresa

Ferramenta gratuita oferece atendimento integral e é uma das iniciativas criadas para fortalecer a ética e compliance da companhia

O que fazer ao presenciar um caso de assédio ou discriminação com um funcionário, funcionária ou prestador de serviço? Qual atitude tomar ao saber de uma fraude ou presenciar atitudes que coloquem em perigo a saúde e a segurança das pessoas? O Canal Confidencial da BRK Ambiental está sempre aberto para essas situações. A plataforma existe desde 2017 e atende funcionários, fornecedores, clientes e qualquer outro tipo de público que deseje denunciar atitudes ou condutas que contrariem os valores e as políticas da empresa.

O Canal Confidencial faz parte do Programa de Compliance, uma plataforma estruturada pela BRK Ambiental para gerenciar as iniciativas, projetos, capacitações e todas as outras ações dedicadas à construção e consolidação de uma cultura de ética e conformidade.

Disponível 24 horas por dia, em todos os dias da semana, o Canal Confidencial é gerenciado por uma empresa terceira especializada – a ICTS – e trata de todas as denúncias com 100% de confidencialidade. Os autores das denúncias podem, inclusive, realizar as comunicações de forma anônima se desejarem. Quem se identifica, tem garantido o sigilo e a confidencialidade dos seus dados.

Depois de receber e organizar as denúncias, a Áliant encaminha os relatos tanto para a empresa controladora (Brookfield), quanto para a área responsável pela apuração na BRK, se aplicável, podendo ser: Auditoria Interna; RH ou Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA). A partir daí, começa o procedimento de investigação para apurar se o caso é procedente

Em caso de procedência na denúncia, as medidas legais e disciplinares a serem tomadas são definidas pelo Comitê de Ética e Integridade da companhia. Esse órgão é formado pela alta administração e conta com um membro da Brookfield, o acionista controlador da BRK Ambiental.

Sem retaliação

Para garantir o livre acesso ao Canal Confidencial, a BRK Ambiental tem uma Política de Não Retaliação e Gestão de Consequências. O documento estabelece as diretrizes para que qualquer denúncia ou relato de não conformidade, feito de boa fé, seja recebido e avaliado com toda a seriedade pelos líderes e gestores, sem nenhum tipo de retaliação ou assédio.

O que relatar no Canal Confidencial?

Qualquer atitude ou comportamento que violem a lei ou não estejam de acordo com os princípios e valores do Código de Conduta Ética Profissional de Funcionários ou do Código de Conduta Ética para Fornecedores.

Podem ser, por exemplo, situações de assédio, discriminação, pedidos impróprios de funcionários, fornecedores e clientes, fraudes, conflitos de interesse ou situações que coloquem em perigo a saúde e integridade física de funcionários e funcionária.

Como acessar o Canal Confidencial?
canalconfidencial.com.br/brkambiental
0800 777 8006
canalconfidencial@brkambiental.com.br

Entre janeiro e setembro de 2021, o Canal Confidencial da BRK Ambiental recebeu 1.479 denúncias, que foram apuradas internamente. Desse total, 46% eram comunicações total ou parcialmente procedentes. Os demais casos eram improcedentes ou não puderam ter a investigação concluída por falta de informações disponibilizadas pelos denunciantes.

O Canal Confidencial é uma importante ferramenta para consolidar e fortalecer a cultura de ética e conformidade na BRK Ambiental. A gestão de excelência para investigar e apurar as denúncias é um compromisso da companhia que impulsiona uma atuação íntegra voltada para a melhoria do setor de água e esgoto no Brasil.

Veja também