Certificações dos Sistemas de Gestão garantem qualidade, cuidado com o meio ambiente e proteção à saúde e integridade física de funcionários e funcionárias na BRK

Manutenção das certificações na ISO 9001, ISO 14001, ISO 17025 e ISO 45001 fortalece a melhoria dos processos de gestão nas unidades da companhia

Para garantir a qualidade, a eficiência dos processos de tratamento de água e esgoto, a proteção ao meio ambiente e a proteção das pessoas, a BRK possui Sistemas de Gestão que garantem a definição e implementação de processos de maneira padronizada nas unidades operacionais.

As normas ISO estabelecem requisitos para a implementação e operacionalização de sistemas de gestão, além de nortearem empresas externas (certificadoras) para que avaliem se os sistemas de gestão implementados pelas organizações estão aderentes às melhores práticas e procedimentos estabelecidos. Dentre as vantagens na adesão a essas normas internacionais está a garantia das boas práticas de governança corporativa, como a ISO 9001, que garante a eficácia do sistema de gestão de qualidade, da ISO 14001, que estabelece o sistema de gestão ambiental, da ISO 17025, que traz requisitos para a competência dos laboratórios de controle de qualidade da água e esgoto e da ISO 45001, que atesta a manutenção da integridade física e saúde dos trabalhadores.

A BRK possui certificações ISO em sete unidades de negócio. Seis delas de acordo com a ISO 9001, quatro possuem a certificação ISO 14001, três possuem certificação ISO 45001 e quatro são acreditadas ISO 17025. Esse total significa que 72% das unidades mais relevantes para a geração de receita líquida da companhia estão aderentes aos padrões internacionais mais elevados, com competência reconhecida por um órgão externo certificador

Unidade ISO 9001 ISO 14001 ISO 17025 ISO 45001
Cachoeiro do Itapemirim (ES)
Jaguaribe (BA)  
Limeira (SP)    
Mauá (SP)      
RMR (PE)    
Saneatins (TO)
Rio das Ostras (RJ)      
Certificações BRK
(em relação ao total de Unidades existentes)
25% 17% 17% 13%
Representatividade na ROL da BRK 48% 40% 30% 24%
Desenvolvimento dos Sistemas de Gestão

Para a evolução dos sistemas de gestão, há um envolvimento pleno da alta direção da BRK, uma vez que estes sistemas garantem, de forma consistente, que a organização melhore o fluxo das atividades internas com base nas políticas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança. A alta direção da empresa analisa os sistemas de gestão na frequência mínima anual, a fim de garantir a aderência da ferramenta com a estratégia corporativa. As avaliações de coordenação e/ou direção são conduzidas pelas lideranças e registradas em atas e planos de ação, documentos que são difundidos posteriormente entre os líderes de cada processo.

As unidades operacionais certificadas passam por auditorias anuais que, em adição a outras práticas, asseguram a manutenção das certificações. Para garantir a melhoria contínua e a eficácia dos sistemas de gestão, utiliza-se como parâmetro de avaliação a política da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, os resultados das auditorias, as análises críticas pela direção, assim como dos dados e as ações corretivas.

Documentos, registros e informações relacionadas às unidades são controlados com o intuito de assegurar que a versão atual e em uso da ferramenta esteja disponível sempre que necessário. Para isso, toda a documentação está estruturada em quatro níveis:

Nível Hierarquia Documentos típicos
Nível I Documentos estratégicos Manual de Gestão
Nível II Documentos táticos Procedimentos e mapas de processos
Nível III Documentos operacionais Instruções de trabalho
Nível IV Formulários, informações documentadas e registros, documentos externos Instrumento normativo com informações complementares e/ou comprovação dos resultados dos processos. Normas, manuais, guias orientativos, portarias, leis e outros de origem externa

Os registros, apresentados de forma física ou eletrônica, são mantidos para garantir e evidenciar a conformidade com os requisitos especificados, além de assegurar a efetiva operação dos sistemas de gestão. A qualidade dos registros é checada com frequência para garantir a melhoria contínua.

Plena conformidade com os requisitos estabelecidos

• A BRK adota procedimentos para avaliar periodicamente o atendimento aos requisitos legais e procedimentos de qualidade, ambientais e de proteção à saúde e à integridade física dos funcionários.

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