Para garantir a qualidade, a eficiência dos processos de tratamento de água e esgoto, a proteção ao meio ambiente e a proteção das pessoas, a BRK possui Sistemas de Gestão que garantem a definição e implementação de processos de maneira padronizada nas unidades operacionais.
As normas ISO estabelecem requisitos para a implementação e operacionalização de sistemas de gestão, além de nortearem empresas externas (certificadoras) para que avaliem se os sistemas de gestão implementados pelas organizações estão aderentes às melhores práticas e procedimentos estabelecidos. Dentre as vantagens na adesão a essas normas internacionais está a garantia das boas práticas de governança corporativa, como a ISO 9001, que garante a eficácia do sistema de gestão de qualidade, da ISO 14001, que estabelece o sistema de gestão ambiental, da ISO 17025, que traz requisitos para a competência dos laboratórios de controle de qualidade da água e esgoto e da ISO 45001, que atesta a manutenção da integridade física e saúde dos trabalhadores.
A BRK possui certificações ISO em sete unidades de negócio. Seis delas de acordo com a ISO 9001, quatro possuem a certificação ISO 14001, três possuem certificação ISO 45001 e quatro são acreditadas ISO 17025. Esse total significa que 72% das unidades mais relevantes para a geração de receita líquida da companhia estão aderentes aos padrões internacionais mais elevados, com competência reconhecida por um órgão externo certificador.
UNIDADE | ISO 9001 | ISO 14001 | ISO 17025 | ISO 45001 |
---|---|---|---|---|
Cachoeiro do Itapemirim (ES) | ||||
Jaguaribe (BA) | ||||
Limeira (SP) | ||||
Mauá (SP) | ||||
RMR (PE) | ||||
Saneatins (TO) | ||||
Rio das Ostras (RJ) | ||||
Certificações BRK (em relação ao total de Unidades existentes) |
25% | 17% | 17% | 13% |
Representatividade na ROL da BRK | 48% | 40% | 30% | 24% |
Para a evolução dos sistemas de gestão, há um envolvimento pleno da alta direção da BRK, uma vez que estes sistemas garantem, de forma consistente, que a organização melhore o fluxo das atividades internas com base nas políticas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança. A alta direção da empresa analisa os sistemas de gestão na frequência mínima anual, a fim de garantir a aderência da ferramenta com a estratégia corporativa. As avaliações de coordenação e/ou direção são conduzidas pelas lideranças e registradas em atas e planos de ação, documentos que são difundidos posteriormente entre os líderes de cada processo.
As unidades operacionais certificadas passam por auditorias anuais que, em adição a outras práticas, asseguram a manutenção das certificações. Para garantir a melhoria contínua e a eficácia dos sistemas de gestão, utiliza-se como parâmetro de avaliação a política da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, os resultados das auditorias, as análises críticas pela direção, assim como dos dados e as ações corretivas.
Documentos, registros e informações relacionadas às unidades são controlados com o intuito de assegurar que a versão atual e em uso da ferramenta esteja disponível sempre que necessário. Para isso, toda a documentação está estruturada em quatro níveis:
Nível | Hierarquia | Documentos típicos |
---|---|---|
Nível I | Documentos estratégicos | Manual de Gestão |
Nível II | Documentos táticos | Procedimentos e mapas de processos |
Nível III | Documentos operacionais | Instruções de trabalho |
Nível IV | Formulários, informações documentadas e registros, documentos externos | Instrumento normativo com informações complementares e/ou comprovação dos resultados dos processos. Normas, manuais, guias orientativos, portarias, leis e outros de origem externa |
Os registros, apresentados de forma física ou eletrônica, são mantidos para garantir e evidenciar a conformidade com os requisitos especificados, além de assegurar a efetiva operação dos sistemas de gestão. A qualidade dos registros é checada com frequência para garantir a melhoria contínua.
A BRK adota procedimentos para avaliar periodicamente o atendimento aos requisitos legais e procedimentos de qualidade, ambientais e de proteção à saúde e à integridade física dos funcionários.
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