Gestão de riscos hídricos: um trabalho contínuo da BRK

Companhia realiza trabalhos importantes para gerenciar riscos hídricos e garantir a disponibilidade de água potável aos brasileiros

A água é um recurso fundamental à existência humana. É por isso que a BRK trabalha para garantir a disponibilidade do recurso para toda a população dos municípios atendidos pela empresa, com qualidade e segurança. O gerenciamento dos riscos relacionados à água é essencial para o desenvolvimento da estratégia da companhia e para garantir a continuidade e eficiência dos negócios. A empresa realiza o controle dos riscos hídricos com base em programas internos, em ações externas e em medidas para preservação dos mananciais.

O Programa de Redução de Perdas e o Plano de Segurança da Água são ações voltadas para este propósito.

Plano de Segurança da Água

Projeto de mapeamento de todo o sistema de abastecimento dos municípios atendidos pela empresa, desde a captação até a distribuição do recurso aos clientes. O PSA permite a identificação de riscos hídricos e viabiliza planos de ação importantes para a companhia oferecer água com mais qualidade e segurança. Oito municípios atendidos já tinham PSAs elaborados ou em andamento em 2020, nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins.
A companhia tem como meta mapear com o PSA até 2025, todas as cidades onde presta serviço de abastecimento de água.

Programa de Redução de Perdas

Iniciativa que aumenta a eficiência no setor e permite que a distribuição de água seja feita de forma mais eficiente e sustentável. Um dos principais projetos para a redução das perdas técnicas é o Balanço Hídrico, que consiste na instalação de um medidor responsável por monitorar a entrada e a saída de água de cada setor. A BRK tem a meta de alcançar a taxa de 25% no índice de perdas até 2030, considerando o desempenho de todas as unidades.

A preservação da água é uma preocupação constante da BRK, afinal, além do recurso ser fundamental para o consumo humano e inúmeras atividades produtivas, também é crucial para a continuidade e eficiência dos negócios da companhia. A BRK realiza iniciativas para a proteção de nascentes, por meio da conscientização sobre o uso racional da água e a preservação dos mananciais – possível por meio do combate ao desmatamento e a manutenção de vegetação nativa e da mata ciliar.

• Em 2018, a BRK plantou 40 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, em parceria com diversas instituições de ensino e do meio ambiente, a ação contribuiu para a proteção de nascentes entre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Alegre.

• A BRK é parceira da Floresta Nacional Pacotuba (Flona) no Programa Sementes de Pacotuba, banco de oferta de sementes florestais de espécies nativas, que tem o intuito de recuperar áreas degradadas e abastecer áreas de recarga para aquíferos na Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim.

A companhia conta com um Plano de Continuidade de Negócios, que tem a finalidade de preparar a empresa para lidar com os efeitos de uma emergência relacionada a eventos de interrupção e continuidade das operações, inclusive em relação à indisponibilidade hídrica. O escopo do Plano inclui objetivos, estratégias, procedimentos e recursos requeridos para a retomada de funções críticas, por meio de uma Matriz de Riscos Corporativos.

Fatores de risco em relação à indisponibilidade hídrica

• Degradação, poluição ou contaminação das fontes de captação de água/mananciais
• Não existência de fontes alternativas de abastecimento
• Perdas no processo de captação, tratamento e distribuição de água
• Seca regional

O monitoramento desses fatores de risco acontece por meio de um relatório diário de análise de qualidade da água, bem como um relatório mensal de possíveis contaminações ocorridas e seus planos de ação, além de serem feitas também análises preventivas para reporte de escassez hídrica. Todos esses trabalhos são feitos sob comando do VP de Operações e o Diretor de Engenharia da BRK.

Conformidade com as demandas atuais

O trabalho da BRK no gerenciamento de riscos hídricos está em conformidade com uma necessidade mundial: garantir a disponibilidade de água potável e saneamento para todos – direitos básicos que qualquer cidadão deve ter acesso, reconhecimento feito pela ONU. O trabalho da BRK atende a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o número 6 – garantia de água potável e do saneamento.

Desde 2018, a BRK é signatária do Compromisso Empresarial Brasileiro para a Segurança Hídrica, iniciativa proposta pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). O objetivo é o de promover ações e metas corporativas para a conservação e proteção dos recursos hídricos, de modo que os projetos e objetivos estratégicos sejam integrados para a promoção de um uso sustentável do recurso na cadeia de valor da empresa.

Veja também