Você faz ideia de tudo que acontece para termos água encanada em casa? A água que usamos para beber, lavar, tomar banho e dar descarga passa por um longo processo antes de chegar até nós. Esse caminho, o ciclo do saneamento básico, funciona não só para termos acesso à água tratada, mas também para devolvê-la limpinha para a natureza.
O abastecimento e a coleta de esgoto são serviços essenciais para a nossa saúde e vida em sociedade.
O acesso ao saneamento básico previne uma série de doenças, além de ser uma questão ecológica, uma vez que o esgoto não tratado contamina nossos rios e mares.
O ciclo do saneamento começa com o tratamento da água e termina com o tratamento do esgoto, mas muita coisa acontece no meio do caminho. Conhecer o processo nos dá uma dimensão de todo esse trabalho e compreendê-lo nos ajuda a manter uma rotina mais sustentável. Confira os 6 passos desse procedimento e saiba como economizar água e contribuir para a preservação dos nossos recursos hídricos!
Todas as casas e prédios devem receber água tratada e de qualidade. Essa água pode vir dos rios, mananciais ou poços subterrâneos e faz um caminho até as estações de tratamento. Lá sedimentos e impurezas são retirados em laboratório para garantir que a água esteja pronta para o nosso consumo.
Depois de tratada, a água é enviada para abastecer as cidades através das tubulações. Quando os canos estão furados ou são desviados para redes clandestinas, há um enorme desperdício de água, e os consumidores pagam altas taxas.
O esgoto produzido pelas residências e pontos comerciais deve ser eliminado por meio da tubulação subterrânea, garantindo que ninguém entre em contato com a sujeira para evitar doenças e problemas de saúde. O esgoto a céu aberto pode ser uma grave fonte de contaminação.
A coleta dos resíduos sólidos também faz parte do ciclo do saneamento e é de responsabilidade das prefeituras. A coleta do lixo deve impedir que os resíduos cheguem até as águas, pois o chorume é um dos maiores poluentes dos rios e mananciais.
O escoamento da água das chuvas é muito importante para que ela siga seu curso natural, evitando alagamentos e enchentes. Isso é feito por meio de calhas e bueiros, que devem ser protegidos por grades para evitar a entrada de resíduos sólidos.
A última etapa do ciclo do saneamento básico é o tratamento da rede de esgoto. A lei do saneamento no Brasil prevê que todo o esgoto coletado nas cidades deve receber tratamento adequado antes de ser devolvido à natureza.
Agora que você já conhece o ciclo do saneamento, que tal adotar algumas ações para ajudar esse processo?
Em casa, na rua, na escola ou no trabalho, cuidar do lixo que produzimos também é preservar nossos recursos hídricos. Por isso, fique de olho nessas dicas para fazer bonito com o meio ambiente:
1. Descarte o lixo corretamente, separando os objetos que podem ser reciclados. 2. Nunca jogue itens como absorventes, fraldas, cotonetes e fio dental no vaso sanitário. 3. Não jogue lixo no chão. Guarde até encontrar uma lixeira! 4. Não descarte óleo e outros alimentos na pia da cozinha.