Por Dentro Do Ciclo do Saneamento

O abastecimento e a coleta de esgoto são serviços essenciais para a nossa saúde e vida em sociedade. 

O acesso ao saneamento básico previne uma série de doenças, além de ser uma questão ecológica, uma vez que o esgoto não tratado contamina nossos rios e mares.

O ciclo do saneamento começa com o tratamento da água e termina com o tratamento do esgoto, mas muita coisa acontece no meio do caminho. Conhecer o processo nos dá uma dimensão de todo esse trabalho e compreendê-lo nos ajuda a manter uma rotina mais sustentável. Confira os 6 passos desse procedimento e saiba como economizar água e contribuir para a preservação dos nossos recursos hídricos! 

1. Tratamento da água

Todas as casas e prédios devem receber água tratada e de qualidade. Essa água pode vir dos rios, mananciais ou poços subterrâneos e faz um caminho até as estações de tratamento. Lá sedimentos e impurezas são retirados em laboratório para garantir que a água esteja pronta para o nosso consumo.

2. Abastecimento 

Depois de tratada, a água é enviada para abastecer as cidades através das tubulações. Quando os canos estão furados ou são desviados para redes clandestinas, há um enorme desperdício de água, e os consumidores pagam altas taxas.

3. Coleta do esgoto 

O esgoto produzido pelas residências e pontos comerciais deve ser eliminado por meio da tubulação subterrânea, garantindo que ninguém entre em contato com a sujeira para evitar doenças e problemas de saúde. O esgoto a céu aberto pode ser uma grave fonte de contaminação. 

4. Coleta do lixo 

A coleta dos resíduos sólidos também faz parte do ciclo do saneamento e é de responsabilidade das prefeituras. A coleta do lixo deve impedir que os resíduos cheguem até as águas, pois o chorume é um dos maiores poluentes dos rios e mananciais. 

5. Drenagem urbana

O escoamento da água das chuvas é muito importante para que ela siga seu curso natural, evitando alagamentos e enchentes. Isso é feito por meio de calhas e bueiros, que devem ser protegidos por grades para evitar a entrada de resíduos sólidos. 

6. Tratamento do esgoto 

A última etapa do ciclo do saneamento básico é o tratamento da rede de esgoto. A lei do saneamento no Brasil prevê que todo o esgoto coletado nas cidades deve receber tratamento adequado antes de ser devolvido à natureza.